Negócios ilegais, golpes Matriz e scams

Negócios Ilegais, golpes, Matrix e scams



Uma das coisas que mais prejudicaram verdadeiros empreendedores, que mancharam a imagem das criptomoedas foram os golpes. Já me deparei diversas vezes com pessoas desconfiando de negócios legítimos por já terem sido vítimas de esquemas ilegais.
Existem diversos tipos de esquemas e golpes baseados em criptomoedas. No final das contas, que escolhe seguir por este caminho acaba não chegando a lugar algum, ou melhor, geralmente conseguem chegar na cadeia. No fim das contas não vale a pena. Se tivessem investido suas capacidades em um negócio legítimo, certamente conseguiriam bons resultados.
Os tipos mais comuns de fraudes baseadas em criptomoeda são os esquemas ponzis, matrix  e supostas “mineração em nuvem”.
Esquemas ponzis são tipos de pirâmides financeiras. Sempre acabam quebrando quando chega a um ponto onde os “investidores” não conseguem mais enganar novos entrantes, deixando muitos com prejuízo. O termo originou-se pelo caso do famoso golpista Charles Ponzi.  De forma esquematizada:

Criadores do esquema: Captam os primeiros investidores com a promessa de grandíssimo retorno de investimento. Recolhem para si porcentagem de cada investimento.
Primeiros investidores: Entram no esquema com a intenção de obter retorno de investimento alto. Boa parte destes sabem que estão num esquema ilegal. Boa parte sabe que para obter o retorno tem que captar novos investidores. 
Investidores intermediários: Entram ingenuamente achando que se trata de um negócio legítimo. Acabam por captar outros para não perder o que havia investido.
Investidores finais: são as vítimas finais do esquema. Investem crendo que se trata de um negócio legítimo, no entanto quando tentam recuperar o investido, não conseguem. As vezes para se receber o que investiu é necessário indicar x quantidade de pessoas, e neste ponto da trajetória do esquema, não existe mais público alvo vulnerável ao golpe. Dessa forma estes saem prejudicados financeiramente (e moralmente). 
Este tipo esquema pode ser identificado por estes fatores:
• Promessa de um retorno elevado a curto prazo,

• Ganhos financeiros que não estão bem definidos.

• Direciona-se à um público com pouco conhecimento do mercado financeiro de criptomoeda, onde qualquer conhecimento financeiro.

• Utiliza de promotores diretos. Não existe contato direto com a empresa.

• A instituição responsável por administrar o investimento não é registada em nenhum país e não é regulada por nenhuma entidade pública ou governamental.

Matrix(es)

“A Matrix é um sistema de controle, NEO. Esse sistema é o nosso inimigo.” Uma das frases mais marcantes da trilogia matrix, que exemplifica muitas coisas da realidade, inclusive alguns tipos de golpes mais elaborados.
Matrix(es), na comunidade de criptomoedas se referem a sistemas de ganhos fraudulentos mais elaborados e convincentes. Fazem o indivíduo realmente se afixionar por um sistema que não gera retorno proveitoso algum. As vezes realmente pagam, mas pagam uma quantidade insignificante comparado ao esforço e investimento realizado.
Exemplificando... depois de algum esforço, o indivíduo recebe o primeiro pagamento. Muitos ficam animados e confiantes acreditando que determinado sistema realmente funcionará. Diante disto investem o que têm, seu tempo e seus recursos,  crendo que realmente trará retorno e ganho real. No entanto, quando chega a hora de realizar o segundo saque,  alguns requisitos são alterados para fazer o saque, e o mínimo para retirada que antes era 50X passa a ser 500x. Então o indivíduo, para não perder o trabalho que já realizou, investe mais tempo e mais recursos.  No final das contas acontece algum problema, e o valor que ele recebe é muito inferior ao da expectativa, se receber...
As principais características de esquemas de matrix são: Ações diárias necessárias. Requisição de reinvestimentos, ou de indicações para poder sacar o investido, Entre outros.

SCAM

 Scam é o termo utilizado de forma generalizada para referir-se a golpes. É mais comum se referirem a sites de investimento que não pagam. O indivíduo investe acreditando nas promessas de alto retorno. No final das contas perdeu dinheiro e tempo. Scam pode se referir a qualquer outro tipo de site que promete recompensas, mas não pagam.
Um dos tipos mais frequentes de scams na rede são as supostas “minerações virtuais” ou “mineração em nuvem”. Não estou dizendo aqui que todas as minerações em nuvem são golpes. Existem empresas sérias e legítimas no ramo. Mas a maioria de sites com essa temática são scams. Então muito cuidado onde você investe seus recursos, ou onde você disponibiliza suas informações.
Um dos motivos de haverem tantos golpes baseados em criptomoedas é que é relativamente fácil convencer alguem de algo que ele não conhece. Instituir negócios baseados em cripto- moedas pode ser relativamente simples as vezes, e por causa desta facilidade, muitos se aproveitam para criar golpes.

Postar um comentário

0 Comentários