O que jó viu?

Jó é lembrado por sua paciência durante uma das maiores provações relatadas na bíblia. 


Jó é descrito como um homem temente a Deus e integro. Fazendo o que agrada a Deus e se desviando do mal.  É descrito como um homem de riquezas inigualáveis na época. Retratado como referência em termos de influencia, respeito, finanças e família. 
O Livro de jó provavelmente foi escrito por Móises ou Abraão, gravando em papiro aquilo que dantes era compartilhado em círculos de ensino patriarcais, onde a história do homem que viu Deus era transmitida de pais a filhos, de geração a próxima geração.
A história se passa provavelmente no tempo dos patriarcas, ou seja, antes da escravidão do povo hebreu na terra do Egito.
Conta sobre o Homem integro, que foi provado ao extremo, perdendo todos os seus bens, perdendo sua família,  e por fim, perdendo a saúde. 
Em sua tragédia, silenciou-se e suportou a dor. Até que lhes veio três amigos. 
Em meio a sua dor,  afirmou que  era integro. No entanto, seus amigos afirmaram que sua tragédia era por culpas não assumidas.
Jó não se conteve em defender sua inocência, e mesmo assim, seus amigos não aceitavam tal defesa, sempre o retrucavam, sem levar em consideração toda a dor que jó passava.
Em certo ponto jó diz :
"...Foram-se os meus dias, os meus planos fracassaram, como também os desejos do meu coração. Andam querendo tornar a noite em dia; ante a aproximação das trevas dizem: “Vem chegando a luz”. Ora, se o único lar pelo qual espero é a sepultura[32], se estendo a minha cama nas trevas. se digo à corrupção mortal: Você é o meu pai, e se aos vermes digo: Vocês são minha mãe e minha irmã, onde está então minha esperança? Quem poderá ver alguma esperança para mim...?"

Em meio a dor, Jó não conseguia ver esperança alguma para sua vida, tudo que via a sua frente era a sua morte, o seu fim, a sua infâmia.

Jó não conseguia ver o que Deus havia ainda de fazer em sua vida. Não conseguia ver que seu futuro não rea morrer naquele estado. não conseguia ver que ele voltaria a ser feliz.

Apesar de não conseguir ver, Ele sabia de algo...

"Eu sei que o meu Redentor vive, e que no fim se levantará sobre a terra. E depois que o meu corpo estiver destruído e sem carne, verei a Deus.
Eu o verei com os meus próprios olhos; eu mesmo, e não outro! Como anseia no meu peito o coração! "

Jó sabia que no fim Deus havia de intervir em sua história. Que faria algo. Que o contemplaria.

Muitas vezes estamos como Jó, em um momento de muita dor, no qual não conseguimos sequer ver o que Deus pode fazer e nossos futuro. Nesse  momento, não esqueça. Seu redentor Vive, e por fim se levantará e agirá por você! Ele é fiel e verdadeiro!

Postar um comentário

0 Comentários